Sem respostas do prefeito Padre Eraldo, servidores da educação marcam data para protesto no Município de Delmiro Gouveia

 

O Sinteal, Núcleo do Alto Sertão, realizou na tarde da última segunda feira 15, uma assembléia geral com os servidores da educação do município de Delmiro Gouveia. As discussões foram pautadas na campanha salarial 2019 para todos os servidores e os precatórios do FUNDEF.

Em janeiro  desse  ano, o Sindicato dos trabalhadores dos servidores da educação (SINTEAL), protocolou um ofício solicitando ao Prefeito Padre Eraldo uma reunião para discutir os reajustes no  vencimento dos servidores da educação, que chega aproximadamente a 30% de defasagem para os professores e de 9% para o servidores de apoio e administrativo .

A reunião solicitada pelo SINTEAL foi de urgência, deixando o poder executivo facultado escolher uma data para receber os representantes da categoria. Mas, de acordo com as informações passadas pelo presidente do Sinteal, Núcleo Alto Sertão, o Prefeito não sinalizou e nem deu respostas ao ofício 0013/2019 de 10 de janeiro.

Na discussão da pauta sobre reajuste salarial para os servidores da educação, ficou definido entre direção do Sindicato e os professores, um reajuste  de 5% ( cinco por cento),uma vez que, o percentual estabelecido pelo Ministério da Educação para o piso nacional dos professores  nesse ano de 2019, foi de 4,17% no piso e foi fixado o Piso Nacional de 2.557,74 para professores de 40 horas.

Os precatórios do antigo FUNDEF foi assunto também bastante debatido e questionado. Segundo Presidente do Sinteal Pedro Pereira, em entrevista a na Tribuna Popular na Rádio Correio, a qualquer momento, 40% dos precatórios serão liberados para ser usado pelo Poder executivo. Essa decisão foi assinada em um Termo de Ajuste de Condutas (TAC) firmado entre Ministério Público e prefeitura de Delmiro Gouveia. Porém, nenhum projeto  e nenhuma indicação foi estabelecida pelo Prefeito para se utilizar os recursos que se encontram na conta do Município que já aproxima dos 60 milhões.

Ainda durante a o andamento da reunião com os servidores da educação do Município de Delmiro Gouveia, devido à falta de apresentação de projetos por parte do Poder Executivo, informando como serão utilizados os recursos do Fundef, os servidores da educação marcaram para o dia 24 de abril um protesto para cobrar também, a divisão dos 60% dos precatórios para os Professores, uma vez que se trata de sobra de recurso. 

Por redação.

Categoria:Notícias